• Alpha Coworking

Vamos Falar de Empreendedorismo?




Falar de empreendedorismo é fácil, mas precisamos levantar alguns questionamentos: Até que ponto somos capazes de chegar onde queremos? Diversos livros e palestras nos motivam a abandonar nosso trabalho em CLT e ir atrás dos nossos sonhos, mas não nos falam tudo que precisamos abrir mão, todo o caminho que vamos percorrer e quais são nossas diferenças com grande nomes que “foram lá e fizeram acontecer”.

O livro Fora de Serie – Outliers (2008), escrito por Malcolm Gladwell, nos fala de grandes homens como Stive Jobs e Michael Jordan que foram destaques naquilo que se propuseram fazer, mas nos mostra um ângulo de oportunidades e ações que ambos tiveram para chegar onde chegaram. Stive Jobs, por exemplo, viveu em um momento da história que a tecnologia ainda tinha muito para avançar, diferente dos dias atuais que inovar se torna um grande desafio. Bem, claro que não foi somente a oportunidade, tudo que ele construiu e deixou para o mundo da tecnologia foi resultado de muito trabalho, dedicação e paciência.

No capítulo 8 “Ninguém que em 360 dias acorde antes do amanhecer deixa de enriquecer sua família”, Gladwell nos mostra que “Quase todas as histórias (...) envolvem alguém ou a

lgum grupo que se esforçou mais do que seus pares. Bill Gates era viciado em computador desde os tempos da escola. Bill Joy também foi assim. Os Beatles  praticaram por milhares de horas em Hamburgo. Joe Flom trabalhou muito durante anos,  perfeiçoando a arte da operação de aquisição hostil, antes de obter sua chance. Dar duro é o que as pessoas bem-sucedidas fazem" (pag. 195)

Empreender está além de ter força de vontade! E a verdade, é que não dá para “demitir seu chefe” e por seu plano em ação do dia pra noite. E o investimento? E as parcerias? E o custo-benefício? E a aplicabilidade do negócio? Além de tudo, empreender está diretamente relacionado à aquilo que te dá prazer e felicidade!

Em Os segredos da Mente Milionária (2005), o autor T. Harv Eker nos ensina a grande diferença entre trabalhar para o dinheiro e fazer o dinheiro trabalhar para você, e nos explica: “Se você deseja ficar rico, concentre-se em ganhar, conservar e multiplicar o seu dinheiro. Se prefere ser pobre, dedique-se

a gastá-lo” (pag. 52).

Inúmeros são os ensinamentos que temos com relação ao empreendedorismo, só lembre-se que ninguém ficou rico do dia pra noite! Sucesso é uma questão de decisão!