• Alpha Coworking

Uma nova realidade nas empresas e nos negócios: O mundo dos negócios e a pandemia

Atualizado: Jun 1


O Brasil vai ingressar em uma recessão sem paralelo na história, experiência ainda não conhecida pelos empresários brasileiros. Analistas de tosas as tendências coincidem nesse diagnóstico. O momento, portanto, convida a uma reflexão: como será o futuro do meu negócio? Como ter rentabilidade em um cenário de recessão?


A transformação digital dos negócios se acelerou de forma inédita durante a pandemia e constituirá, daqui para a frente, talvez a mais importante mudança no perfil operacional das empresas. “Será preciso que as empresas “preparem o terreno” para o mundo pós-covid-19, em que haverá uma integração cada vez maior entre as operações digitais e físicas. Se existe uma lição desta pandemia da covid-19 é a importância crítica das soluções de tecnologia que permitem agir com velocidade, flexibilidade, discernimento e inovação”, afirmou o presidente da IBM, Arvind Krishna, em uma teleconferência com 80.000 pessoas em todo o mundo.


Outra medida impositiva, ressaltada pelo Presidente da IBM, é a redução dos gastos operacionais. Também nesse sentido a pandemia acelerou transformações que já se desenhavam. Grandes escritórios, com dezenas ou centenas de pessoas trabalhando, e equipes inteiras dedicadas a cuidar dessa atividade-meio, não são recomendáveis na nova realidade das empresas. O teletrabalho é adotado hoje por milhões de pessoas em todo o mundo e a experiência gerou resultados positivos. Muitas empresas brasileiras já estão anunciando que nos pós pandemia manterão seus colaboradores afastados das sedes das empresas cujos espaços que hoje ocupam serão reduzidos.


Home office e coworking já eram opções conhecidas, agora tornaram-se necessárias. Essas duas possibilidades não são concorrentes, são complementares. Nem todo mundo pode trabalhar em casa por variadas razões, uns podem por alguns dias na semana, mas não podem permanentemente, precisam interagir com seus colegas do mesmo projeto ou departamento, Para estes, e também para outros em variadas circunstâncias, o lugar que se ajusta melhor ao perfil, às características pessoais e necessidades do seu trabalho é um coworking estrategicamente situado na cidade.


O coworking é uma medida prática de redução de custos e de tempo para o empresário. Dispensa-o de muitas ocupações desnecessárias permitindo seu foco total no negócio. Quanto menos funcionários na empresa, menos consumo de elevador, de ar condicionado, de iluminação, do cafezinho. Esse novo modelo não requer apenas adaptação dos colaboradores, mas também das empresas e dos líderes.


Segundo Fernando Barra, especialista em tecnologia e inovação e autor do livro "Meu Emprego Sumiu!", o trabalho do futuro não será absolutamente um "emprego", hierárquico, baseado em comando e controle, rotineiro e padronizado, mas, sim, algo a ser abraçado e desfrutado. “As mudanças que estão ocorrendo graças à tecnologia e a revolução digital modificam as relações econômicas entre empresas e empregados. Novas tecnologias estão permitindo criar modelos de produção e prestação de serviços que extrapolam a relação já conhecida entre empregado e empregador. O fim do emprego é iminente!”