• Alpha Coworking

Habilidade: Vai lá e Faz!



Empreender não significa, necessariamente, abrir uma empresa! Significa também sair do comodismo, não se satisfazer a maneira como estão as coisas, não aceitar a atual realidade. Então, motivado pelo desejo de mudança para gerar impacto positivo ao seu redor, ele toma a iniciativa de inovar. E não estamos falando apenas de um pessoa em si, mas de uma empresa no geral, de um profissional autônomo, ou até mesmo de um funcionário em regime CLT.

O que todos tem em comum é a vontade de mudança para o melhor! Thiago em seu livro "Vai lá e Faz", explica que "Sobre construir uma iniciativa: ela não precisa ser, necessariamente, profissional. Pode ser uma ONG que luta contra a fome, uma associação de pais que pretendem educar os próprios filhos, um grupo de estudos de filosofia – ou até coisas menos pretensiosas". E assim, podemos também intraempreender.

O intraempreendedor é aquele funcionário que tem o emponderamento de negociar a movimentação de idéias dentro das organizações, mesmo que seja de modo indireto. Ou seja, ainda que não o dono e proprietário, tem o poder de criar ideias para alavancar a empresa.

Tudo isso para pensarmos sobre a habilidade de tomar iniciativa e "ir lá e fazer". Em outra situação, uma funcionária teve a oportunidade de mostrar proatividade ao receber um pedido de seu chefe para realizar um trabalho extra, e apesar de não receber extras também, não seria algo a se esforçar tanto. Uma semana foi o suficiente para mostrar que não estava satisfeita, pois "não havia sido contratada para aquela função". Ora, se o chefe supremo pede um favor, o mínimo é dar o melhor de si e entregar um trabalho impecável, pois há uma potencial oportunidade de algum dia ser promovida, ou pelo menos receber uma bonificação!

Bem, por isso falamos em HABILIDADE.

Fazer mais do que é pedido é sim uma habilidade que desenvolvemos no decorrer de nossa trajetória profissional, e é assim que crescemos e nos tornamos gigantes! Observar pequenos detalhes e oferecer o melhor de si, aonde quer que vá, é uma das maiores qualidades do ser humano.

Mas finalizo esse artigo de opinião, te questionando: Quem você quer ser: quem agarra a oportunidade e ganha uma promoção, ou quem será apenas mais um funcionário? Se sua resposta for a primeira, então VAI LÁ E FAZ!