• Alpha Coworking

O QUE É COWORKING, PARA QUE SERVE E COMO FUNCIONA?


O mercado de trabalho fica cada dia mais competitivo. A crise econômica que atinge o país levou a uma queda no número de contratações com carteira assinada. E por causa do grande número de desemprego, a “profissão” de freelancer cresceu.


O trabalho liberal possui horários flexíveis, fazendo com que o profissional consiga organizar seu tempo com até mais de uma tarefa diária, podendo ter, inclusive, mais que um trabalho. Costumeiramente, a residência se transforma em escritório. Nunca antes a expressão home office tinha feito tanto sentido.

Mas a home office tem um custo pessoal e financeiro. Financeiro porque gera gastos com internet, luz e telefone, por exemplo. E pessoal, tendo em vista que esse profissional acabará ficando boa parte do seu tempo isolado.


O que é Coworking e como funciona?

Em algum momento você já deve ter ouvido falar no Coworking. De uma forma sucinta, é um espaço colaborativo onde profissionais liberais podem trabalhar juntos, mas não necessariamente em conjunto.


O modelo está ficando cada vez mais popular nas grandes metrópoles.

Sua maior vantagem é possibilitar ao trabalhador a execução das suas atribuições em um ambiente dinâmico, intuitivo, criativo e ainda com a possibilidade de ampliar o networking, através dos relacionamentos com outros profissionais que podem agregar valor à sua vida e profissão.


Coworking e seu custo benefício

O custo entra como mais um fator favorável.

Quem opta pelo Coworking não se prende a um contrato de aluguel de sala comercial tradicional, por exemplo, no qual incorreria em custos de aluguel, IPTU, limpeza, energia elétrica, telefone, internet, impressora, etc.

O usuário (Coworker), paga um valor fixo, geralmente baixo, e nada mais. E está livre para se desligar quando quiser, sem nenhuma penalidade.

Alguns espaços possuem um sistema de membros, enquanto outros oferecem planos de locação mensal em tempo integral, meio período, um dia por semana, dentre outros.

Essas alternativas são indicadas para especialistas em diversas áreas. O profissional irá partilhar o espaço com outros empreendedores, da mesma área que ele, ou não, o que pode até resultar em uma parceria futura em um negócio próprio, que pode levá-lo a alçar voos maiores.

Dessa forma é possível concluir que este tipo de espaço é útil para quem trabalha de forma independente, para quem deseja deslanchar na carreira e fazer bons negócios por um custo-benefício muito favorável.