• Alpha Coworking

Artigos Home Office - Prós e Contras



Apesar da tradução literal do "Home Office" ser "Escritório Doméstico", essa forma de trabalho não precisa necessariamente ser realizado em casa e está ligado à qualquer tipo de trabalho que é realizado fora do escritório da empresa. Se sentindo à vontade e confortável, além de conseguir produtividade, esse espaço pode ser um café, um restaurante, um hotel, aeroporto ou até mesmo dentro do taxi ou em uma praça. 

A questão é que nem todo profissional consegue ter a responsabilidade de entregar seus trabalhos, não tendo alguém o cobrando de tempos em tempos. Requer disciplina, atenção, foco! Pois apesar de você ter a liberdade de trabalhar no seu tempo, existe várias situações que podem tirar a atenção e impedir de entregar o serviço pedido, na data prevista. 

Então, resolvemos listar alguns prós e contras sobre esse "trabalho do futuro":

PRÓS:

- Aumenta criatividade: em contato com novos ambientes, o empreendedor consegue construir e desenvolver projetos mais criativos, do que se estivesse em um escritório de ambiente fechado e rotineiro;

- Dá possibilidade de fazer novos parceiros, devido ao contato com o "mundo exterior", aumentando assim a visibilidade da empresa e o networking do negócio em questão.

- Existem várias modalidades de Home Office, como coworking, cafés ou qualquer lugar que te dê uma infraestrutura para trabalhar com tranquilidade e produtividade.

CONTRAS:

- Não é para todo mundo, pois diversas empresas limitam o funcionário a objetos que não podem sair da empresa, então, normalmente, o home office se adequa a empreendedores que estão começando agora seu negócio. Claro, se sua empresa oferece a vaga de home office, aproveite a oportunidade!

- Trabalhar fora da empresa não é tão fácil quanto parece, as pessoas costumam achar que porque estão dentro de casa, podem trabalhar de pijama e pantufa, mas isso pode diminuir sua produtividade, seu foco e deixa sua mente preguiçosa. É preciso disciplina, pois nessa modalidade, não tem ninguém te cobrando resultado, a não ser sua própria consciência de saber que se não fizer o que tem de ser feito, ninguém vai fazer por você.

- Nem todos os dias é dia de ficar em um espaço para trabalhar. Você precisa ir pra rua, fazer divulgação, pesquisar sobre o mercado do seu negócio... e se você é funcionário de uma empresa, precisa ir no escritório pelo menos uma vez na semana, ver como está sendo o resultado do seu trabalho, além de precisar compreender como está o ambiente.

Por fim, para um pequeno empreendedor, é uma modalidade surreal, mas que precisa de muita dedicação e esforço! Se tiver essas e outras tantas qualidade, seu negócio tem uma grande chance de dar certo!