• Alpha Coworking

Como trabalhar de forma criativa e rentável

Aumentar a criatividade e o rendimento no trabalho para profissionais autônomos é um desafio.  A criatividade tem sido praticamente “exigida” pelos clientes e a rentabilidade tem sido necessária aos profissionais e isso cria uma expectativa muito grande sobre o empreendimento e uma tensão na mesma proporção.

A questão é: como ser criativo sem deixar de ser rentável em seu empreendimento? Confira algumas dicas importantes para que você, profissional liberal, consiga os dois, alcançando sucesso em seu negócio.


Junte-se a pessoas criativas

O ambiente motivador muda totalmente a forma com que você irá encarar os obstáculos.

Da mesma forma que dizem “um abismo chama outro abismo” é indispensável que você pense pelo seguinte lado: “pessoas criativas tornam outras pessoas iguais a ela”. Uma coisa muda a outra e traz novas perspectivas para o seu negócio.

Claro que, primeiro, para que as pessoas ao seu redor sejam criativas ou estimulem a criatividade, você tem que querer ser diferente e apresentar ideias. No caso de um profissional liberal, seja você um contador, advogado, designer, publicitário, arquiteto, etc., é necessário que seja o exemplo a ser seguido para que outros se sintam igualmente capazes.


Pratique a diversidade

Ter um trabalho bem-sucedido exige que você torne a sua visão mais abrangente.  Um bom empreendedor é aquele que não só conhece o seu negócio, mas não tem foco muito fechado nele. Deve ter visão ampla, mas não necessariamente profunda, do que acontece em sua cidade, em seu país e nos negócios que estão prosperando.

Ter uma percepção geral de diversos assuntos e profissões forma uma base de dados excelente em sua mente para que, quando necessário, você, profissional liberal, tenha soluções de problemas que para outros parecem difíceis.

Você já reparou que à medida que alguém conhece novas culturas, amplia seus horizontes e expande seu pensamento consegue ter respostas mais rápidas e facilidade maior para atuar em uma situação nova?

O coworking lhe proporciona isso.

Torne novo o que parece velho

Essa é uma excelente prática para incitar a criatividade que permite com que o

profissional liberal olhe para coisas que já não são tão novas, mas as

transforme em atuais.

É possível que algo seja atual, mas não seja novo. Um exemplo: quando você

olha para uma estante e resolve pinta-la com uma cor moderna. Dependendo

da sua criatividade, ela poderá parecer outra estante (uma estante atual), mas

não é nova.

Da mesma forma, o profissional liberal pode ter diversas fontes de renda

potenciais em sua empresa que podem ser obtidas de acordo com sua

criatividade. Isso pode ocorrer em qualquer profissão ou atividade.

Fazer esse exercício de “problemas antigos, soluções novas” faz com que o

seu lado criativo se aflore. Afinal, tudo é questão de exercício e esforço.