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Como criar e manter uma boa rede de contatos?



Networking pode não ser tudo, mas com certeza oferece uma grande ajuda na hora de tirar um projeto do papel. Conexões podem levar uma iniciativa para além do esperado. E neste caso, quanto mais diversidade na rede de contatos, melhor.


Uma boa rede de contatos é construída e mantida por meio de quatro pilares:


Empatia

Este pilar se baseia na procura, atenção e lembrança. É preciso se fazer presente, não só com interações rasas. você deve realmente estar interessado e disposto a se abrir para a pessoa que está conhecendo. Lembrar-se deles, das coisas deles, dar atenção as suas vitórias e aos seus problemas, valoriza-los. Para isso você só precisa se relacionar verdadeiramente com eles.


Conteúdo

O que você pode oferecer aos seus contatos. São seus conhecimentos, comentários, tiradas, coisas que você disponibiliza e compartilha. Exemplo, você é especialista em marketing? Fale sobre marketing, comente o que as empresas estão fazendo, compartilhe vídeos e artigos interessantes sobre o tema. Faça com que os seus contatos queiram saber o que você está publicando. Desperte o interesse deles.


Variedade

Uma boa rede de contatos não deve incluir somente pessoas diretamente ligadas ao seu trabalho, é importante diversificar. Isso lhe ajudará a ver desafios de pontos de vista diferentes.


Cultivar

Muita gente é “profissional demais”, esquecendo-se que somos todos seres humanos. A emoção é inerente a nossa personalidade. Mostre o seu lado humano a eles também. A humanização é um diferencial num mundo excessivamente profissional como o nosso. Cultive as relações, e isso não quer dizer somente frequentar os eventos, mas sim estabelecer conexões reais com as pessoas. Promova encontros entre as pessoas da sua rede, com isso você fortalecerá vínculos e reforçará os seus próprios valores profissionais.