• Alpha Coworking

8 dicas para fugir do multitasking


Certamente você conhece aquela pessoa que parece fazer tudo ao mesmo tempo. Ela atende o telefone, manda mensagem no celular e responde e-mails de uma vez só. Ou você é essa pessoa.


O ritmo da sociedade atual é cada vez mais intenso e se não pararmos para dar um basta nessa correria, ela nos engole. O multitasking é o que nos faz cada vez mais improdutivos e frustrados. Isso porque ao fazermos diversas coisas ao mesmo tempo acabamos por não fazer bem nenhuma das coisas, gerando-nos retrabalho e com isso nunca temos tempo. Tudo isso pela nossa própria desorganização.


Se encaixou nessa descrição? Quer mudar mas não sabe como? Listamos 8 dicas para você fugir do multitastking.


1 – Faça uma coisa de cada vez:

Fazendo cada tarefa individualmente você executará mais tarefas, mas rapidamente, com menos erros e sem retrabalho.


2 – Conclua antes de começar:

Conclua as tarefas antes de iniciar a seguinte. Dê-se, também, um intervalo entre as tarefas. Desestressar é importante também.


3 – Anote os insights:

Caso surja um insight de uma tarefa durante a execução de outra, não interrompa a tarefa em execução. Anote o insight para que ele não se perca, mas só utilize-o efetivamente quando a tarefa em questão estiver sendo executada.


4 – Desconecte-se:

Apesar de sabermos que hoje em dia, desconectar-se completamente não é uma realidade, vamos tentar fazer o mais próximo disso. A tecnologia nos ajuda muito, mas neste caso ela também nos atrapalha muito.

Então façamos o seguinte. Fechemos todas as abas abertas “para ler depois”. Fechemos o email. E por fim, deixemos o Whatsapp de lado, é importante estabelecer limites em suas relações, mesmo que profissionais. Em resumo, fecha todas as janelas e arquivos que não estiverem relacionados a tarefa em questão.


5 – Tenha uma agenda semanal detalhada: A agenda deve ter horário e tudo. Com tudo anotado você visualiza melhor como será o seu dia e com isso conseguirá se programar melhor, perdendo mesmo tempo com dispersões.

O melhor é programar a semana toda antes dela começar, então sugerimos que você tira um tempinho do seu domingo para anotar os compromissos e tarefas.


6 – Tenha tempos “extras” no dia

Ter tempos para relaxar é extremamente importante.

Uma pausa de 15 minutos aumenta em até 50% a produtividade, como falamos neste artigo aqui. Ou seja, inclua na sua agenda momentos para desopilar, não somente no período da noite, é importante que eles existam durante o dia também.


7 – Estabeleça uma data para reavaliar sua rotina:

Estabeleça uma data para avaliar se a sua rotina tem funcionado, se o tempo proposto para cada tarefa tem sido suficiente, se elas tem sido cumpridas integralmente e de forma positiva. Observe também o que não tem funcionado e tente formular um melhor aproveitamento do seu tempo e da sua produtividade.


8 – Limpe seu espaço de trabalho:

Por último, mas não menos importante, mantenha sua mesa organizada. Muitas coisas sobre a mesa implica em muitas chances para distração. Mantenha somente o que é necessário para execução da tarefa.


Esperamos que essas dicas te ajudem a aumentar sua produtividade e fugir do multitasking.