• Alpha Coworking

5 ferramentas para organizar o trabalho em equipe



Trabalho em equipe exige planejamento, acompanhamento e muita organização. No mundo atual as relações profissionais mudam a cada instante, então muitas vezes é um pouco complicado que o gestor fique atento a tudo que ocorre durante todas as etapas do processo de trabalho do time, principalmente, quando se trata de equipes grandes e/ou remotas.


Para tornar esse processo um pouco mais fácil, listamos 6 ferramentas online que podem ajudar a equipe a se organizar melhor, tanto no compartilhamento como ao fluxo profissional do dia a dia e comunicação interna.


Trello

Com uma interface intuitiva e fundo personalizável. O trello é uma ferramenta de fluxo e processos, gratuita. Ele funciona como um sistema de cartões e quadros, como eles mesmos chamam. Ele é aparentemente simples, mas os cartões têm tudo o que você precisa para o seu trabalho. Faça comentários para receber feedback imediato. Carregue arquivos do seu computador, Google Drive, Dropbox, Box e OneDrive. Adicione checklists, etiquetas, prazos e mais. As notificações avisam sempre que acontecer alguma coisa importante. E você pode adicionar quantas pessoas quiser. Slack Excelente para horizontalizar a comunicação durante o trabalho. Ele permite criar conversas individuais ou em grupo que podem substituir aquelas reuniões diárias. Ele também permite o compartilhamento de arquivos. Existe também a opção de fazer ligações por áudio e vídeo, muito parecidas com o Skype. O Slack é gratuito, mas se há muito compartilhamento de materiais ou é preciso manter um histórico extenso das conversas, talvez valha a pena apostar em alguns planos pagos.


WeTransfer

Se você precisa lidar com transferência de arquivos pesados que não cabem num email, o WeTransfer é a solução. Na versão gratuita, ele permite o upload de até 2 GB de arquivos, que são disponibilizados por meio de um link temporário de download – ou seja, as pessoas tem um tempo limite para baixá-lo. Já na versão paga, o WeTransfer Plus, permite o envio de até 20 GB de uma vez e garante um armazenamento permanente de 100 GB, além da opção de proteger os arquivos com senha.


Evernote

Um dos apps mais populares quando o assunto é organização, o Evernote permite que você organize textos, fotos, vídeos, áudios, recibos, PDFs e qualquer outro tipo de arquivo através de cadernos virtuais, tudo de maneira intuitiva e fácil de compartilhar. Ele utiliza o serviço de nuvem, permitindo que tudo o que você faz no celular seja sincronizado em tempo real com outros dispositivos – o que ajuda bastante a reduzir o número de e-mails trocados entre o time.

Por meio de cadernos colaborativos, os funcionários de uma empresa podem compartilhar informações em tempo real e ter acesso a todas elas em qualquer lugar, sendo ideal para atuar como suporte em reuniões.


Asana

O Asana é mais uma ferramenta voltada para o gerenciamento de projetos. Ela permite a criação de listas de tarefas (ou boards, na linguagem da ferramenta) que indicam o andamento de cada projeto e suas respectivas demandas, assim como os responsáveis pela entrega final. Seu principal diferencial é a presença de um chat interno, que facilita bastante a comunicação e deixa todo o processo mais agilizado.

A empresa possui um canal no Youtube, onde posta vídeos curtos com dicas valiosas sobre as principais funcionalidades da ferramenta.